Governo Lula mantém empresa investigada por fraude em contrato de R$ 328 milhões
- Nathy Souza
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avança na formalização de um contrato milionário com a Esplanada Serviços Terceirizados LTDA, uma empresa sob investigação por fraudes em licitações. Apesar de ser alvo da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), a empresa continua no processo para vencer um pregão eletrônico promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). A informação foi divulgada pelo site Metrópoles.
Em fevereiro, a PF lançou a Operação Dissimulo, que teve como objetivo desmantelar um suposto esquema de manipulação de concorrências para a obtenção de contratos públicos. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversas empresas suspeitas, incluindo a Esplanada.
Apesar das suspeitas e do histórico da empresa, o MGI aceitou a proposta da Esplanada em 21 de fevereiro. Apenas cinco dias depois, o ministério rejeitou os recursos apresentados pelas concorrentes e manteve a empresa no processo de licitação. O contrato prevê a contratação de 1,2 mil funcionários terceirizados para atender 12 ministérios e poderá vigorar por até uma década.
A decisão levanta questionamentos sobre a transparência na gestão de recursos públicos e reforça a preocupação com a recorrência de contratos suspeitos dentro do atual governo.
תגובות