top of page

Pré-candidata a Prefeita de Niterói vota CONTRA PL que aumenta pena para furtos e roubos

  • Eduarda Bueno
  • 29 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

A decisão da deputada, pré-candidata à prefeitura de Niterói, Talíria Petrone (PSOL), não surpreende, mas preocupa os niteroienses.

A Câmara dos Deputados aprovou por 269 votos a favor e 87 contra o Projeto de Lei (PL) que propõe o aumento das penas para crimes de furtos e roubos. A votação foi no dia 31/10 e o autor da proposta, deputado Kim Kataguiri (União-SP), viu sua iniciativa ser aprovada em caráter de urgência e agora o projeto segue para análise do Senado.


De acordo com o texto, as alterações propostas visam ampliar as penas atualmente previstas de um a quatro anos de reclusão para até oito anos de prisão. A mudança se aplica a casos de furto qualificado, especialmente se cometidos durante a noite, em equipamentos ou instalações prejudiciais a serviços de telecomunicações, energia elétrica, entre outros, além de fraudes envolvendo dispositivos eletrônicos e virtuais.


Outras inclusões propostas pelo PL dizem respeito a furtos de animais domésticos e de dispositivos eletrônicos ou informáticos, como telefones celulares. A proposta, entretanto, gerou debates acalorados e pedidos de adiamento e retirada de pauta, especialmente do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que foram rejeitados pelo plenário.


A votação contou com a presença de 358 deputados dos 513 parlamentares. As bancadas dos partidos União Brasil, PSDB, Cidadania, PL, Novo, minoria e oposição orientaram a favor da proposta, enquanto MDB, PSD, Republicanos e Podemos liberaram seus deputados para votarem conforme suas convicções.


O aspecto partidário se destacou na posição do PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede, que orientaram contra o PL. Uma figura proeminente que votou contrariamente foi a deputada Talíria Petrone (PSOL), pré-candidata à prefeitura de Niterói, cujo nome tem ganhado destaque nas pesquisas eleitorais para 2024.


Contudo, a posição de Talíria , que não surpreendeu, preocupa, especialmente considerando o cenário de segurança em Niterói. A cidade enfrenta um aumento preocupante nos índices de assaltos e furtos, principalmente na região central, onde moradores de rua e usuários de drogas têm proliferado. Em um possível cenário com Talíria eleita prefeita, certamente a cidade enfrentararia um cenário caótico, sabendo que, uma gestora que defende os interesses dos criminosos não teria condições de proteger a população.


Agora, o projeto segue para o Senado, onde será objeto de novos debates e análises antes de se tornar lei. O aumento das penas para furtos e roubos permanece como um tema de intensa discussão e polarização no cenário político brasileiro.

Commentaires


  • instagram-icone-noir

© 2022 Todos os Direitos Reservados

bottom of page