top of page

Ramagem é alvo de operação que investiga suposto monitoramento ilegal na ABIN

  • Redação
  • 25 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Deputado federal eleito pelo PL, Alexandre Ramagem é mais um pré- candidato apoiado por Bolsonaro a sofrer buscas por "suposto crime".



A Polícia Federal deflagrou nesta 5ª feira (25.jan.2024) uma operação por suposta espionagem ilegal na Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Um dos alvos é o ex-diretor da agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ele chefiou o órgão na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de julho de 2019 a abril de 2022, quando deixou o cargo para concorrer às eleições. Agentes cumprem 21 mandados de busca em Brasília (18), Minas Gerais (2) e Rio de Janeiro (1). A investigação apura o uso irregular de sistemas de GPS da Abin para rastrear celulares de autoridades e cidadãos sem autorização judicial.


Entre para o nosso grupo de notícias do WhatsApp CLIQUE AQUI


Policiais realizam buscas no gabinete de Ramagem na Câmara dos Deputados. A PF afirma que, além das buscas, há medidas alternativas à prisão sendo cumpridas, como a suspensão imediata do exercício das funções públicas de 7 policiais federais.



Alexandre Ramagem Rodrigues é amigo da família Bolsonaro e possível pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PL. Integrou a escolta do ex-presidente durante a campanha eleitoral de 2018. Seu nome para a diretoria-geral da PF surgiu quando Bolsonaro demitiu Maurício Valeixo depois da saída conturbada de Sergio Moro. Em abril de 2020, foi indicado por Bolsonaro para assumir a PF. Mas o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu a nomeação. Na decisão, o magistrado afirmou haver “desvio de finalidade do ato presidencial” na nomeação de Ramagem “em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade”. Ramagem foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em outubro de 2022 com 59.170 votos. Hoje, faz parte da oposição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).




コメント


  • instagram-icone-noir

© 2022 Todos os Direitos Reservados

bottom of page