Zambelli pede ao STF que Lula seja proibido de se aproximar do Congresso Nacional
- Emerson Arueiro
- 7 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Carla Zambelli, deputada federal por São Paulo, apresentou, nesta quinta-feira (07/04), uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidiário, Luiz Inácio Lula da Silva para que o corrupto não se aproxime do Congresso Nacional.
O documento enviado ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux, solicita que a instituição adote uma medida cautelar contra Lula e ele mantenha uma distância de 300 metros de qualquer deputado federal, senador ou das Casas Legislativas.
“Lula incitou seus aliados a mapearem a residência dos parlamentares, inclusive indicando que as abordagens devem ser direcionadas aos familiares dos agentes políticos”, alegou a congressista.
“Que seja, desde já, determinado a Lula que se abstenha de manter contato com qualquer membro do Poder Legislativo, inclusive mantendo distância mínima destes, de sua residência, e da sede do Congresso Nacional, como medida de garantia da ordem pública. A experiência do direito comparado demonstra que um ato pode ser caracterizado como antidemocrático se forem atendidos razoável grau de certeza no sentido de que algum mal pode advir desse discurso e fortes motivos para crer na gravidade do mal a ser causado —perigo sério. Fica claro, portanto, que a conduta de Lula é caracterizada como um ato antidemocrático”, argumenta no documento.
O pedido da deputada é uma resposta as ameaças de Lula que, em um evento, pediu para que “50 pessoas” fossem nas residências dos deputados da oposição e pressionassem seus familiares.
*Com informações da CNN Brasil
Comments